DIGITE E APERTE ENTER
WordPress / 25 mar 2019
Como desativar o Gutenberg e voltar para o editor antigo do WordPress

Gutenberg é o novo e controverso editor de posts/páginas do WordPress apesar de já estar disponível a um bom tempo como um plugin da versão 5 em diante ele substituiu o editor antigo o que tem deixado muita gente irada.

O conceito do Gutenberg até que é relativamente simples e a usabilidade não esta tão longe dos plugins de pagebuilder que a galera já estava acostumada a utilizar, como por exemplo o famoso Elementor, KingComposer e outros por ai.

Apesar de tudo isso, confesso que também me desagradou um pouco, o principal motivo foi o WordPress tentar forçar a utilização até para a criação de posts, tudo que que ele pode ser desabilitado com poucas linhas de código, mas de qualquer forma neste post irei mostrar como você pode desabilitar o Gutenberg utilizando um plugin simples e gratuito chamado Disable Gutenberg.

No momento em que escrevo este post ele esta na versão 1.7 não sei por quanto tempo vai durar, pois existem boatos que em breve o WordPress impedirá que usuários desabilitem o Gutenberg. Mas por enquanto isso ainda é possível.

Desabilitando o Gutenberg

O primeiro passo é acessa o painel de instalação de plugins do WordPress e procurar por Disable Gutenberg instale e ative o plugin.

Você perceberá que se for em configurações teremos uma nova opção como mostra a imagem abaixo.

Basta deixar marcada a opção Complete Disable para que não veja mais o Gutenberg em seu editor de páginas ou posts. Lembrando que o WordPress informou que em breve não será possível desabilitar o Gutenberg, portanto ainda não sei se esta é uma solução temporária ou não.

Estou sempre ligado em todas as atualizações do WordPress por conta dos plugins que desenvolvi e disponibilizei no repositório oficial, sendo assim recebo os informativos antes de serem liberados ao público geral e irei te manter informado.

MarcelloRuoppolo.com © 2008 - 2019